Marcel Breuer e a Poltrona Wassily

quinta-feira, 29 de março de 2012 0 comentários

Marcel Lajos Breuer - Lajkó para seus amigos - nasceu em 21 de maio de 1902 na cidade de Pecs, na Hungria. Foi professor na Bauhaus em Weimar e Dessau na década de 20.

Breuer foi um dos mais conhecidos designers na Europa. Sua reputação foi baseada na invenção de móveis de aço tubular, uma residência grande, duas casas de apartamentos, diversos interiores de lojas e várias participações em competições.

imagem: simplesdecoração.com.br
Na Bauhaus, um de seus primeiros projetos foi o clube poltrona de aço 1926 feitas de aço niquelado tubular. 

Excepcionalmente leve e fácil de montar a partir de tubos pré-fabricados de aço, a cadeira era o resultado de anos de experimentos com aço flexão e considerado um avanço no design de mobiliário.  

A cadeira criada em 1925, seria rebatizada e comercializada mais tarde como Wassily, em homenagem ao seu professor da Bauhaus, Wassily Kandinsky. 

Em 1927 ele co-funda a empresa Standard-Möbel para a fabricação de seus móveis de aço tubular, embora a execução tenha se revelado muito mais complicado do que ele pensava. 

Em 1931, ele fecha seu escritório para viajar no sul da Europa, antes de retornar a Budapeste, o que seria uma tentativa frustrada de arquitetura. 

imagem: design museum
Voltar para a Alemanha era impossível após os Nazistas assumirem o poder em 1933, então Breuer se mudou para a Suíça onde ele se concentrou em design de móveis. As peças tubulares de aço e alumínio que ele produziu na Suíça ganharam elogios universais, mas Breuer ainda  estava precisando de dinheiro e em 1935 ele decidiu se juntar Gropius - e Isokon - em Londres.

Marcel Breuer emigrou para os Estados Unidos em 1937 e aí passou a trabalhar até o fim da vida, sendo considerado por alguns críticos um dos "últimos verdadeiros arquitetos funcionalistas".

Embora, Breuer tenha se concentrado em arquitetura para o resto de sua carreira, ele ainda desenhava mobiliário para projetos pontuais, como a Casa Geller e da casa exposição ele construído e mobilado em 1949 para o Museu de Arte Moderna de Nova York, onde Noyes era o curador. Para esse projeto, ele desenvolveu o inovador recorte Presidente MoMA, madeira feita a partir de uma única placa.

Ele se aposentou em 1976 e morreu no 01 de julho de 1981 após uma longa doença.


Poltrona Luna, inspirada na Wassily e comercializada no casaeafins.com

COMPRE ESSE CLÁSSICO AQUI.


Fonte:  designmuseum.org e greatbuildings.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Casa e Afins Blog | TNB